Irmãos da Estrela Rubra (I)
Os Irmãos da Estrela Rubra, também conhecidos como "Amigos de Petoar Dragusha", é uma agremiação de estudos teológicos que foi fundada pelo padre albanês Dimitri Ruçi (1808 – 1888) em Tirana, Albânia.
O reverendo Dimitri (na imagem) era um místico fascinado pela tradição dos primeiros padres apostólicos e pelo hesychasmo. Grande buscador da Verdade, ele procurou manuscritos, livros e mestres de oração por todos os cantos da Europa e do Oriente Médio.
Certa ocasião no santo Monte Athos (Grécia) classificando antigos documentos patrísticos, ele deparou-se com um manuscrito de autoria de Petoar Dragusha, um anacoreta compatriota.
A obra estava bastante danificada, mas o reverendo Dimitri conseguiu recuperar a maior parte, que descrevia as visões místicas e apocalípticas do autor.
O manuscrito intitulava-se “A Cruz Branca” e dividia-se em três seções, cada uma com onze capítulos encabeçados por palavras no antigo alfabeto Udi.
O reverendo Dimitri percebeu que estava diante de algo muito complexo, além da sua experiência contemplativa e instrução teológica.
Afeiçoando-se muito ao manuscrito, ele orou para seu protetor celestial, São Dimitri de Tessalônica, para que o ajudasse a compreender a enigmática obra.
Certa noite, em sua cela monástica, o reverendo padre sonhou que São Dimitri lhe revelava o sentido das palavras ocultas e o significado das letras arcanas.
Continua...
